terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ENSEADA - BAÍA - GOLFO

Walkiria Assunção

Assim como há partes de terras que avançam para o mar, também há regiões onde a terra recua e partes de água avançam pelas costas dos continentes.
Quando o mar entra ligeiramente pela terra, forma-se uma enseada, como no caso da Enseada de Ubatuba, no litoral paulista.
Se o avanço das águas tiver uma extensão considerável e com segurança e profundidade apropriadas para servir de abrigo às embarcações, temos as baías.
É o caso da Baía de Guanabara, uma das mais belas do mundo.
A palavra angra é usada como sinônimo de baía. A baía tem forma aproximadamente circular, com grande abertura, que é denominada barra.
Com a mesma forma, mas com extensão maior, encontramos o golfo. O golfo é uma porção de mar que avança pela terra cobrindo extensa área. Ex.: Golfo do México e do Adriático.
Golfo, baía e enseada têm formas parecidas, o que varia é o tamanho.
Algumas vezez o trabalho das águas, depositando detritos nos golfos e baías, forma praias e planives costeiras.
No litoral nordestino e do Leste, onde predominam as p´laníces, o mar realiza intenso trabalho de sedimentação(deposição de materiais), formando elevações de terra na entrasa das baías, isolando-as do mar. Daí se originam algumas lagoas costeiras, como por exemplo as Lagoas de Araruama e Feia( no litoral fluminense), que eram baías.
O mesmo se nota no litoral alagoano, nas Lagoas Manguaba e Mandaú. Os golfos e baías constituem excelente localização para os portos marítimos.
Porto é um lugar na costa onde o mar penetra na terra, e que, adaptado pelo homem, oferece abrigo seguro aos navios.
EX.: Porto de Santos e do Rio de Janeiro. importantes no Brasil pelo grande números de navios que recebem e de mercadorias e passageiros que embarcam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário