quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

QUEDAS D'ÁGUAS

Walkiria Assunção
Em seu percurso, o rio algumas vezes encontra terrenos acidentados, algumas diferenças de altitude em seu leito, que ocasionam queda de suas águas. Este acidente vrecebe o nome de cachoeira, cascata ou salto.
Essas denominações são geralmente usadas como sinônimos. Outros há que as distinguem, designando por cascata uma queda natural ou artificial de água entre pedras. Ex.: a Cascata das Antas, em Pocos de Caldas. Reservam o nome de cachoeira às quedas de grandes porções de águas corrente.Ex.: Cachoeira das Sete Quedas,no Paraná.
Quando há uma sucessão de cachoeiras, com quedas d'águas de grande altura, forma-se uma catarata. Ex.: Catarata do Niágara no Canadá.
As regiões montanhosas apresentam sempre grande número de quedas d'água. No Brasil há várias cachoeiras, como a de Paulo Afonso, no Rio São Francisco; os saltos de Iguaçu, no rio do mesmo nome e, a ja citada, Sete Quedas, do Paraná. Além de constituírem uma paisagem de rara beleza, tornando-se atração turística das mais sugestivas, as quedas d'água têm importante papel na produção de energia elétrica e força motriz(força de movimento).
Antigamente, a força da água era utilizada para movimentar os moinhos.
Atualmente, as cachoeiras, graças às barragens feitas pelo homem, produzem energia elétrica. Aqui no Brasil, as possibilidades de prodeção de energia elétrica são enormes, graças às inúmeras quedas d'água existentes nos nossos rios, com possibilidades energéticas.
Essa imensa energia em potencial será um dos motivos de progresso e de desenvolvimento do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário